Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Ministros do STF admitem possibilidade de soltura e candidatura de Lula

A declaração aconteceu nesta terça-feira (24/4) em evento sobre "fake news" em São Paulo

há 6 anos

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) admitem a possibilidade de soltura e de um eventual registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava-Jato há 17 dias em Curitiba.

A declaração aconteceu nesta terça-feira (24/4) em evento sobre "fake news", promovido pela revista Veja no Teatro Santander, em São Paulo. Entre os convidados, estavam o ministro do Supremo e presidente do Superior Tribunal Eleitoral, Luiz Fux, e o ministro do Supremo Gilmar Mendes.

Mendes chegou a admitir a possibilidade da decisão do plenário virtual da segunda instância do STF resultar na liberdade de Lula, mas disse que essa decisão já estaria "prejudicada". "Eu acredito que já esteja prejudicado, porque o Tribunal (TRF-4) negou o recurso, mas pode, claro", afirmou o ministro.

Ainda sobre o ex-presidente, o ministro comentou a hipótese de que em vez de dois crimes (lavagem de dinheiro e corrupção passiva), Lula possa ser condenado apenas por corrupção — e a lavagem de dinheiro ser considerada uma ação feita no contexto da corrupção passiva. "É preciso discutir se os dois crimes a que ele foi condenado são realmente dois crimes", afirmou. Se, eventualmente, o entendimento for de que houve apenas um crime, a pena do ex-presidente poderá ser reduzida.

Candidatura registrada

Embora Luiz Fux tenha afirmado que uma das tarefas do TSE seja preservar a lei da ficha limpa, ele não descartou a hipótese de Lula ter sua candidatura à Presidência da República registrada. "A lei prevê que o acesso ao Judiciário é uma cláusula pétrea. Evidente que, se o Supremo Tribunal Federal deferir uma liminar, e o TSE vem abaixo dele, manda quem pode e obedece quem tem juízo" , disse. "Se o Supremo emitir uma ordem eu terei que, necessariamente, cumprir", finalizou.

Fonte: Correio Braziliense

  • Sobre o autorAinda acreditamos nas leis e na justiça
  • Publicações260
  • Seguidores129
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações1156
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministros-do-stf-admitem-possibilidade-de-soltura-e-candidatura-de-lula/570265229

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A verdade é que a segunda turma vem se contorcendo para tentar livrar Lula.

Tudo parte de um acordo, é óbvio, que beneficia outros padrinhos políticos.

Toffoli ex-advogado do PT e ex-AGU de Lula; Gilmar já esfriando as possíveis condenações do Mensalão Tucano, além de Aécio; Lewandowski agarrado a Lula e ao PT.

Além deles, no pleno ainda temos Marco Aurélio prevendo eventuais problemas para seu primo Collor; e Rosa Weber entre a cruz e a espada, pois foi indicada ao STF, para surpresa geral, por ninguém menos que o ex-marido de Dilma.

Isso é o que dá nosso sistema de tribunais de indicações políticas. continuar lendo