Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Abuso de Autoridade: Juíza sai de fórum escoltada após dar voz de prisão a advogados

A juíza ameaçou prender Donato e Mateus caso entrassem no cartório. “Se você me prender por entrar no cartório, eu vou mandar lhe prender por abuso de autoridade”, disse Mateus Nogueira.

há 6 anos

Uma confusão entre advogados e a juíza Maria de Lourdes Melo, titular da 2ª Vara Cível de Lauro de Freitas, virou caso de polícia na manhã desta sexta-feira (3). Tudo começou quando o advogado Donato Di Gregorio Neto tentou ter acesso a uma ação de reintegração de posse, que tramita na vara.

Havia uma demora na expedição de um mandado e ele queria saber o motivo. Quando tentou acessar o cartório, não deixaram o advogado entrar para falar com a juíza. Para impedir que o advogado tivesse acesso ao local, a magistrada chamou a polícia para ficar na porta.

“É um direito garantido por lei federal que o advogado acesse livremente as instalações do judiciário”, afirmou o advogado Mateus Nogueira, membro da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA), chamado para dar suporte ao colega.

A juíza ameaçou prender Donato e Mateus caso entrassem no cartório. “Se você me prender por entrar no cartório, eu vou mandar lhe prender por abuso de autoridade”, disse Mateus Nogueira. A juíza acabou deixando o fórum com escolta da polícia. “Ela queria criar uma situação para dizer que estava sendo acuada no fórum e se trancou no gabinete.

Nesse tempo, nós fomos à delegacia registrar o caso”, contou Nogueira. No bate-boca, a juíza ainda disse que o gabinete dela é fechado, e que “na minha casa, eu mando”. Mateus Nogueira a respondeu que ali não era a casa dela, e sim uma instalação judiciária, custeada com dinheiro público.

Fonte: bahianoticias

  • Sobre o autorAinda acreditamos nas leis e na justiça
  • Publicações260
  • Seguidores129
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações880
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/abuso-de-autoridade-juiza-sai-de-forum-escoltada-apos-dar-voz-de-prisao-a-advogados/608455160

Informações relacionadas

Matheus Pinheiro, Estudante de Direito
Artigoshá 7 anos

Voz de Prisão? Quem tem o poder para isso?

Davi D'lírio, Advogado
Notíciashá 6 anos

Juíza sai escoltada de fórum após confusão com advogado

Rafael Camargo Trida, Procurador e Advogado Público
Artigoshá 7 anos

O servidor público, a voz de prisão e o abuso de autoridade

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Bom caros colegas Advogados e Advogadas!.
Esse não foi o primeiro e nem será o último caso onde os aplicadores e veladores pelos direitos do cidadão é/são impedidos de exercer sua profissão, e múnus público com base na lei Federal.
É um ato repugnante quando magistrados e promotores tentam estar acima dos Advogados.
Com a máxima vênia, mas a OAB Estadual e Nacional, deveria ser mais atuante junto aos órgãos competentes para barrar as ações malaciosas de juízes e promotores contra Advogados em geral, pois, pelo contido em vários diplomas legais, não há hierarquia entre ou três "ou pelo menos não era para haver". continuar lendo