Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Juíza do Trabalho determina que advogados calem a boca, saiam da sala de audiência e chama seguranças do Fórum Autran Nunes

Uma Juíza do Trabalho com Jurisdição em Fortaleza determinou que dois advogados calassem a boca, saíssem da sala de audiência e chamou os seguranças do Fórum Autran Nunes, no dia 12 de setembro de 2018.

há 6 anos


Entenda o caso:

A Juíza iniciou as audiências com horas de atraso e o ato processual que os advogados iriam realizar as 08:40 horas, só teve o seu início às 10:42 horas.

Ao iniciar a audiência um dos advogados solicitou que a Magistrada verificasse as mídias digitais que haviam sido anexadas no outro processo que tramitava juntamente com a reclamação trabalhista tendo a Juíza indagado se a advogada gostaria de julgar o processo em seu lugar.

No decorrer da audiência, surgida uma controvérsia sobre a data de admissão da parte, a advogada da reclamada pediu para analisar a carteira de trabalho. Quando a advogada ainda estava analisando o documento, a juíza o solicitou, oportunidade em que a advogada disse: “Eu estou olhando, assim que terminar eu lhe dou excelência, só um minuto.”

A magistrada considerou tal resposta um desacato e se declarou suspeita por motivo de foro íntimo para atuar em quaisquer processos daqueles advogados. Em seguida, passou a expulsar os advogados da sala de audiências, acionou a segurança do fórum e recusou-se a registrar os acontecimentos em ata.

Em 13.09.2018, os advogados prejudicados solicitaram pedido de providências e nota de desagravo público perante o Tribunal de Defesa de Prerrogativas da OAB/CE.

No dia seguinte (14.09.2019), em Sessão Plenária, deliberou com efetivação de Desagravo Público em favor dos dois advogados, representação disciplinar junto a Corregedoria do TRT7 e no Conselho Nacional de Justiça – CNJ, pedido de abertura de Inquérito Policial para que seja proposta Ação Penal contra a Magistrada por abuso de autoridade (Lei n. 4.989/65).

O Desagravo Púbico e o Pedido de Providências foram relatados pelo Secretário Geral do TDP, Franco Almada, e os advogados compareceram à Sessão do TDP, acompanhados de uma testemunha (Síndico do Condomínio Reclamado), cliente que assistiu todos os atos praticados pela Julgadora.

Em seu depoimento disse a testemunha “Se a Juíza do Trabalho faz isto com um advogado imagine se a parte comparecer sem advogado”, lastimou a testemunha presencial.

“Lamento que poucos magistrados trabalhistas tratem os advogados desta forma, conclamando o Poder Judiciário para seguir de mãos dadas com a OAB/CE e os Advogados Trabalhistas”, ressalta Cleto Gomes.

“O registro de requerimentos em ata é uma obrigação legal imposta à magistrada, de acordo com o art. 360 do código de processo civil, agir diferente disso é desrespeitar a lei processual e impedir o exercício da Advocacia”, mencionou Franco Almada em seu voto.

Nesta segunda-feira, 17, a Juíza do Trabalho será notificada para prestar informações no prazo de até 15 dias, quando o mérito do Desagravo Público será apreciado pelo Pleno do TDP.

Já as Representações na Corregedoria do TRT7 e a Notícia Criminis serão protocoladas até o final da semana.

Fonte: OAB/CE

  • Sobre o autorAinda acreditamos nas leis e na justiça
  • Publicações260
  • Seguidores129
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações4427
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/juiza-do-trabalho-determina-que-advogados-calem-a-boca-saiam-da-sala-de-audiencia-e-chama-segurancas-do-forum-autran-nunes/626372496

Informações relacionadas

Caren Ribeiro Barreto, Advogado
Modeloshá 6 anos

Contrarrazões ao Agravo Contra Despacho Denegatório De Recurso Especial

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 16 anos

De quem será a competência para processar e julgar acidente de trânsito envolvendo viatura da Polícia Militar, quando a vítima for civil? - Marcio Pereira

Correção FGTS, Estudante
Notíciashá 6 anos

Insultada por juiz em audiência, advogada tenta dar a volta por cima

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)